O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa nesta sexta-feira (1º) e segue até 30 de novembro, promovido pela Febraban, Banco Central, Senacon e Procons de todo o Brasil. A iniciativa oferece condições especiais para renegociar dívidas bancárias, ajudando consumidores a equilibrar suas finanças.
Os bancos participantes disponibilizarão facilidades como parcelamentos, descontos e juros reduzidos, variando conforme a política de cada instituição. Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos, desde que estejam em atraso, sem garantias de bens e sem prescrição.
Para negociar dívidas no mutirão, o consumidor deve primeiro verificar suas pendências no sistema do Registrato do Banco Central, que fornece detalhes sobre saldos devedores, modalidades e status das dívidas. Em seguida, deve cadastrar-se no Consumidor.gov para formalizar a solicitação de renegociação junto às instituições financeiras participantes. Vale destacar que é preciso ter conta prata ou ouro.
O mutirão, que ocorre de 1º a 30 de novembro, é aberto a clientes pessoa física com dívidas em atraso, excluindo débitos com garantia e contratos em dia. A Febraban recomenda que pessoas superendividadas busquem o Procon para orientação adicional.
Bancos participantes:
- Banco BMG
 - Banco BV
 - Banco Carrefour
 - Banco Daycoval
 - Banco do Brasil
 - Banco do Nordeste
 - Banco Fibra
 - Banco Inter
 - Banco Mercantil
 - Banco Original e Picpay
 - Banco Pan
 - Banco Semear
 - Banco Volkswagen
 - Banpará
 - Banrisul
 - Bradesco
 - C6 Bank
 - Caixa Econômica Federal
 - Cetelem
 - Digimais
 - Itaú Unibanco
 - NBC Bank
 - Paraná Banco
 - Safra
 - Santander e Santander Financiamentos
 - Senff
 - Sicredi
 - Tribanco
 
Fonte: Metro 1
            
		








