Imagem: Freepik | E-Commerce Brasil
ja para compreender o impacto da IA na comunicação e no marketing, para atrair os melhores talentos ou se manter atualizado com as tendências mais contemporâneas, é fato que as empresas precisam se abrir para o novo, conectar-se a diferentes ecossistemas e ampliar sua capacidade de transformação. Em um contexto marcado por mudanças tecnológicas aceleradas, os CMOs enfrentam desafios cada vez mais complexos. Uma pesquisa publicada pela PwC trouxe dados relevantes:
– Compreender o impacto da GenAI no marketing: 31% moderado, 45% grande desafio.
– Contratar pessoas com as habilidades necessárias: 49% consideram um desafio moderado; 34%, um grande desafio.
– Acompanhar as tendências de marketing: 34% moderado, 43% grande desafio.
Entretanto, inovar com segurança talvez seja o grande desafio das grandes organizações atualmente. Com estruturas gigantescas, operações complexas e milhares de pessoas sob sua responsabilidade, as empresas precisam minimizar riscos e garantir que qualquer movimento, mesmo os de inovação, aconteça dentro de parâmetros pré-definidos e controlados.
O que o Duolingo ensina sobre inovação
No Cannes Lions 2025, o painel Duolingo: The Tech Marketer’s Playbook for Building a Beloved Social-First Brand teve fala de Emmanuel Orssaud, CMO da empresa, explicado que boa parte do sucesso do Duolingo não vem de grandes investimentos em marketing, mas é sustentado por três pilares: liberdade criativa, coragem pra assumir riscos e uma agilidade quase radical.
É por isso que inovar não é trivial. Embora esteja presente nos discursos, eventos e descrições de cargo, a realidade mostra que a execução da inovação exige estrutura, estratégia e segurança. Segundo a 18ª edição da Global Innovation Study da BCG, 83% dos executivos consideram a inovação uma das três principais prioridades, mas apenas 3% acreditam que suas empresas estejam realmente prontas para executá-la.
Modelos que destravam a inovação com segurança
Não há fórmula mágica, no entanto, o que está por trás de quem sai na frente é o uso de modelos de negócio que facilitam esse caminho. Um deles é o EGM (Enterprise Gateway Marketplace), que cria condições para que as companhias desburocratizem processos de compras corporativas e, dessa forma, possam encontrar, avaliar, contratar e pagar fornecedores, incluindo os de pequeno porte, de forma ágil e prática e de acordo com suas necessidades.
Existem EGMs especializados em diversas áreas, como recursos humanos, aprendizagem corporativa, biotecnologia e até no marketing, atuando em dinamismo e flexibilidade operacional, redução de custos e competitividade.
À medida que a tecnologia avança rapidamente, as empresas precisam adotar estruturas que facilitem decisões ágeis e seguras. Inovar com processos claros e integração eficiente é essencial para que grandes organizações mantenham competitividade e respondam rápido às mudanças do mercado.
Fonte: E-Commerce Brasil