Bahia vence nas quartas pela 2ª vez na história e tenta quebrar tabu

0
20

Bahia e Fluminense decidem a vaga na semifinal da Copa do Brasil – Foto: Letícia Martins I EC Bahia

O sonho do Bahia é quebrar o tabu de nunca ter passado das quartas de final da Copa do Brasil – e o caminho já começou a ser desenhado contra as estatísticas. Antes de vencer o Fluminense por 1 a 0 dentro da Fonte Nova na última quinta-feira, 28, o Esquadrão só havia vencido uma única partida nessa fase em todas as dez edições em que chegou às quartas.

Em 2002, há mais de vinte anos, o Bahia conseguiu vencer o Atlético-MG nas quartas por 4 a 3. Dentro da Fonte Nova, o triunfo não foi suficiente para salvar o Tricolor, que já havia perdido o jogo de ida por 2 a 1.

Com um placar agregado de 5 a 5, o Bahia levou a pior, já que na época gols marcados fora de casa tinham peso maior. Assim, o Galo passou, e o Esquadrão ficou, mantendo a regra de não chegar às semis mas quebrando a tradição de não vencer nas quartas.

Agora, o feito foi repetido, com o gol de Luciano Juba que colocou o Bahia à frente para a partida no Maracanã no dia 10 de setembro. Eliminado no mesmo estádio para o Flamengo no ano passado, após perder também o jogo na Fonte, o sonho é fazer uma história diferente no jogo de volta, que recebe um Bahia consideravelmente mais sólido do que em 2024.

Histórico do Bahia na Copa do Brasil

O torneio surgiu em 1989, e teve o Esquadrão em praticamente todas as suas edições incluindo a de estreia. Nos últimos 36 anos, o Bahia só não jogou as Copas do Brasil de 1991, 1993 e 2004.

No entanto, em todas as edições, a queda nunca vem depois das quartas – inclusive na primeira de todas. No ano de estreia do campeonato, o Bahia chegou às quartas, sendo eliminado pelo Grêmio, responsável por eliminar o Tricolor quatro vezes e se tornando o maior algoz do clube na competição.

Além do Grêmio, o Bahia já foi eliminado por Juventude, Atlético-MG e Palmeiras nas quartas, mas nunca pelo Fluminense. Enquanto em 1989 foi o Grêmio, em 1990, no ano seguinte, foi o Flamengo.

A partir de então, foram oito anos sem chegar às quartas, até voltar a avançar em 1999, eliminado pelo Juventude. Mais dois anos fora, e em 2002 voltou para ser eliminado pelo Atlético-MG, na edição em que venceu seu primeiro jogo nas quartas.

Dez anos longe, e mais uma vez nas quartas de final. Em 2012, o Bahia perdeu para o Grêmio mais uma vez, antes de ficar outros seis anos longe das quartas. Chegando em 2018, o Palmeiras eliminou o Bahia que conseguiu repetir a dobradinha da estreia e chegar às quartas dois anos seguidos, sendo eliminado mais uma vez pelo Grêmio em 2019.

Foram mais três anos afastado das quartas até voltar para mais uma eliminação contra o Grêmio em 2023, e repetir a dobradinha até cair para o Flamengo em 2024. Agora, pela primeira vez na história, o Bahia chega às quartas três vezes seguidas, e tenta quebrar o monstro que o persegue nessa fase desde o nascimento da Copa do Brasil.

Fonte: A Tarde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here