Foto: Freepik
A Secretaria Municipal de Saúde vai promover, no dia 14 de novembro, uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que este ano tem como tema “Diabetes e bem-estar”. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Joselito Amorim, das 8h ao meio-dia, sob a coordenação do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o impacto do diabetes na saúde e na qualidade de vida, além de incentivar o diagnóstico precoce e o controle da doença.
De acordo com estimativas da Federação Internacional de Diabetes, até 2023 o diabetes mellitus deve afetar cerca de 643 milhões de pessoas em todo o mundo.
A coordenadora do Cadh, Andreia Silva, destaca que a programação foi pensada para unir informação e cuidado. “Será uma manhã voltada para a conscientização e o autocuidado. Teremos ações educativas, avaliação de glicemia, aferição de pressão e orientação nutricional, entre outros serviços. Nosso objetivo é promover saúde, incentivar hábitos de vida mais saudáveis e identificar possíveis casos de diabetes ainda sem diagnóstico”, explicou Andreia.
O diabetes é caracterizado pelo aumento da taxa glicêmica — valores acima de 99 mg/dl já indicam a necessidade de controle dos níveis de açúcar no sangue.
Neste dia, os participantes terão acesso a diversos serviços gratuitos, incluindo verificação de glicemia capilar, rastreamento de diabetes tipo 2 e aferição de pressão arterial, altura, peso e circunferência abdominal.
O público também contará com atendimentos com endocrinologistas e cardiologistas, rastreio de fatores de risco para doença renal crônica, teste do fundo de olho, vacinação e avaliação de doenças relacionadas ao pé. Além disso, haverá orientações jurídicas sobre os direitos das pessoas com diabetes, orientação odontológica, nutricional e psicológica, além de massoterapia, cuidados com a saúde do homem e ações de estética.
Centro de Referência
Em Feira de Santana, o Cadh é referência no atendimento a pessoas com diabetes e hipertensão. Atualmente, o centro possui 3.165 pacientes cadastrados, sendo que 80% estão em acompanhamento regular com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos.
O Cadh funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo, na Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, no bairro Ponto Central.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Fonte: Acorda Cidade









