Aconteceu nesta quinta-feira no Colégio Professor Carlos Valadares a Abertura da 2ª Edição do Festival do Requeijão em Santa Bárbara

0
390

O Evento acontece dia 01 a 04 de dezembro de 2022 com entrada gratuita.

A abertura do Festival contou com a presença da comunidade, das escolas parceiras do evento e das autoridades locais como Vice-prefeito Jacó Lopes, o Coordenador e Produtor do evento Guto Teixeira, Secretária de Agricultra Cibele Cedraz, a Secretária de Saúde Jucy Miranda, a Secretária de Cultura Cláudia Santos, o Secretário de Educação João Oliveira, o Secretário de Controle Interno Manoel Cordeiro, A Diretora do Colégio Professor Carlos Valadares Ladjane Barbosa, a Diretora do Colégio Estadual São José Janete Amorim, a Diretora do Colégio Saber Irenilda Costa, Évilla Campos Representando o Colégio Águia , Joel Fernandes da SRJ Empreendimentos entre outras autoridades presentes.

Durante a abertura do festival também foi entregue aos Expositores da Feira da Economia Solidária as camisas e crachás que serão usados durante o evento.

O Festival do Requeijão tem como principal objetivo fomentar um dos maiores patrimônios dos Caminhos do Sertão: O REQUEIJÃO, que é produzido artesanalmente na Cidade de Santa Bárbara-Ba. O evento conta com a participação de toda a sociedade civil, iniciativa privada e pública.  Neste evento acontecerão diversas atividades nas escolas e nas ruas com foco principal em criar o pertencimento e desenvolvimento do turismo na região. Um projeto social, inclusivo e sustentável!

Nos quatro dias de festival serão desenvolvidas diversas atividades voltadas ao fomento da cultura, gastronomia e turismo, como cursos, palestras e debates com renomados mestres das Universidades Federais e Estaduais. Além disso, teremos também a Feira da Economia Solidária que tem por objetivo oportunizar aos produtores e empreendedores locais um espaço para a comercialização e exposição dos produtos durante os dias de realização do festival.

No Festival do Requeijão acontecem simultaneamente a Feira da Economia Solidária, Feira de Ciências e Tecnologia, a Feira da Agricultura Familiar e a Feira de Artesanato, que geram mais de 200 empregos. O Festival tem como público alvo, baianos residentes e domiciliados na cidade de Santa Bárbara e região, turistas baianos de outras regiões e oriundos de outros estados e países.

Nesta 2ª Edição, o Festival homenageará o professor e cordelista Antônio Barreto.  Antônio Barreto, nascido nas caatingas do sertão baiano em Santa Bárbara, é professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza e da poesia é graduado em Letras Vernáculas e pós-graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi lançado em dezembro de 2006 pelo Selo Editorial Letras da Bahia. Vários de seus trabalhos foram publicados em jornais, revistas e antologias, além de mais de 100 folhetos de cordéis abordando temas ligados à educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, entre vários títulos ainda inéditos. Antônio Barreto é também autor de músicas na temática regional, como toadas, xotes e baiões.

Por: Terra Santa Notícias.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here