Parabéns Santa Bárbara! 61 anos de Emancipação Política

0
443

Um pouco da história de Santa Bárbara, uma jovem Senhora que vem ao longo do tempo se destacando entre as cidades que compõem o Portal do Sertão 

 Santa Bárbara , conhecida nacionalmente como a “Capital do Requeijão”, com um evento anual (O Festival do Requeijão) que fortalece esse patrimônio gastronômico e fomenta empreendedorismo local do município. Está localizada no Estado da Bahia, distante 152 Km da capital, Salvador e tem atualmente a frente do poder executivo, o Prefeito Edifrancio Oliveira e o Vice-prefeito Jacó Lopes.

No início Santa Bárbara era apenas uma casa no alto de um morro, pousada de vaqueiros viajantes que passavam com seus rebanhos por estas bandas. Aos poucos as casas foram se aglomerando e então apareceu uma vila simples, pequena ainda no morro cercada de pedras enormes, com uma igreja e poucos fiéis. Dos seus primeiros moradores constata-se que foram os portugueses a se estabelecer, criando fazendas de gado contando com a presença de escravos, negros , colonos , brancos, pardos, índios e posseiros, emergindo desta convivência a cultura sertaneja.

O território de Santa Bárbara era povoado de Feira de Santana, com o nome de Freguesia de Santa Bárbara desde 1833, recebendo a denominação de distrito através da constituição republicana de 1891. Em 1943 um decreto do Presidente Getulio Vargas eliminou várias cidades e vilas homônimas do Brasil e, como havia muitas cidades com o nome Santa Bárbara, a localidade passa-se a chamar Pacatu. Possuía poucos habitantes e não existia nenhuma escola pública. Até que por volta de 1946 as Irmãs de Caridade da Casa São José, fundaram uma escola, no local onde hoje funciona o Setor de Identificação. A escola atendia a todos, mas principalmente aos pobres, administrada por um barbarense, com quase todas as ruas sem calçamento, que eram iluminadas por lampiões e depois por energia a motor. O nível mais alto de escolaridade era o 5º ano primário. Rara era a família que podia dar uma educação mais aprimorada ao filho mandando-o para a cidade vizinha ou para a capital do Estado.

Segundo algumas informações, Santa Bárbara foi fundada pelos portugueses, João de Pisa com a ajuda de João de Andrade

Outra versão é de que Santa Bárbara foi fundada por um grupo de vaqueiros que acampavam na região em busca de abrigo para as tempestades. A versão mais aceita é a dos vaqueiros, pois o nome do Município é da protetora de raios e trovões.

Sua emancipação se deu através do Decreto Estadual nº 1576/61, de 14 de dezembro de 1961, desmembrada de Feira de Santana, sendo o autor do Projeto o Deputado Estadual Dr. Clodoaldo Campos, sendo governador da Bahia Dr. Juracy Montenegro de Magalhães. A assinatura do Decreto se deu no Palácio do Governo, estando presentes os seguintes barbarenses: Ayrton Freitas, Pedro Barreto, Martins Rodrigues, Dr. Carlos Valadares, Elzon Campos, Onésimo Campos , Mário Cunha , Francisco Valadares Filho , Beraldo José  de Oliveira e Donato José de Lima. Seu primeiro  prefeito foi Francisco Valadares da Silva.

Por Terra Santa Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here