Lidar com dinheiro muitas vezes não é fácil, principalmente para quem está começando a trabalhar e/ou tem um histórico de descontrole financeiro. Por isso eu separei três dicas básicas de como fazer para evitar que o seu dinheiro vá embora sem que você o utilize da forma que realmente quer.
1. A primeira dica é poupar uma parte do valor recebido mensalmente. E ela é a primeira dentre as três justamente para que seja a primeira coisa feita após receber o dinheiro. Isso decorre do fato de aparecer gastos extras e a poupança acabar ficando para “depois”. Quando se poupa primeiro, se garante que nenhum outro empecilho atrapalhe esta parte da renda.Aqui eu aconselho a escolher um percentual do valor recebido mensalmente, já que para algumas pessoas ele pode variar, em vez de estabelecer uma quantia fixa. Por exemplo, se você recebe R$1500 por mês e estabeleceu um percentual de poupança de 5%, você vai poupar R$75. Mas se no mês seguinte o valor recebido como salário sofrer alguma variação, então o valor poupado também sofrerá.
2. Anote os gastos mensais fixos e projete um valor para os gastos variáveis. Com isso, você constrói a sua base de gastos mensais. Busque fazer isso todos os meses, antes da data de recebimento, pois isso te dará mais controle na hora de gastar.
3. Invista! É isso mesmo, investir em algo é essencial para que seu dinheiro renda e para que você não fique preso apenas ao seu salário. O investimento pode ser feito de diversas formas, a depender do valor disponível de cada pessoa e a depender do que se julgue mais lucrativo. É possível que se invista em ativos financeiros, como títulos públicos e privados, ou no mercado de bens e serviços.
Essas são as três principais dicas para quem quer começar a cuidar das finanças e elas podem ser aplicadas independente do valor recebido mensalmente. Então que tal aproveitar o novo ano para começar a cuidar melhor da sua vida financeira?
Jamile Almeida Silva
Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana
Intercâmbio acadêmico na Universidad de Santiago de Compostela.