Com saída de Matheus Cunha, o campeão da América mira Gabriel Brazão e aguarda fim do Brasileirão para avançar – Foto: Raul Baretta/ Santos FC
O Flamengo, recém-coroado campeão da Copa Libertadores, já definiu seu principal alvo no mercado para a temporada de 2026: o goleiro Gabriel Brazão, atualmente no Santos — adversário direto do Vitória contra o rebaixamento. A busca intensificada é motivada pela iminente saída de Matheus Cunha, que assinou um pré-contrato com o Cruzeiro.
A diretoria rubro-negra considera o goleiro de 25 anos como o substituto ideal e confia no acerto, mas aguarda o desfecho das duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro para retomar as tratativas com o clube paulista. O Santos vive a luta contra o rebaixamento e, por enquanto, resiste em liberar um de seus destaques.
Santos resistente e multa impagável
Apesar do otimismo rubro-negro, a negociação promete ser complexa. No meio deste ano, o Flamengo chegou a um acordo com o goleiro, mas esbarrou na firme decisão dos santistas de não dar margem para a liberação imediata. O Santos entende que está resguardado por uma multa rescisória considerada impagável para o mercado doméstico.
No entanto, a percepção no Rio de Janeiro é de que, caso o Santos não consiga evitar o rebaixamento para a Série B, haverá uma margem maior para debater os valores e forçar a negociação. O Peixe detém 60% dos direitos econômicos de Brazão, sendo os 40% restantes pertencentes à Inter de Milão.
O sinal positivo dado pelo goleiro para os valores apresentados no meio do ano reforça o otimismo dos cariocas. O clube carioca, porém, não tem pressa para negociar com o Santos, priorizando o foco de ambos na reta final do Brasileirão.
Carreira e futuro de Rossi
Enquanto mira Brazão, o Flamengo também precisa resolver o futuro de seu atual titular. O goleiro argentino Rossi, que foi peça chave no tetra da Libertadores e um dos grandes destaques do time, tem contrato até o fim de 2027, mas as conversas por renovação e valorização não avançaram significativamente ao longo deste ano.
Contratado sem custos em meados de 2023, após breve passagem pelo Al Nassr, Rossi tem o salário defasado em relação ao restante dos outros titulares do elenco. Há consenso interno sobre a necessidade de uma valorização salarial, mas ainda não está definido se o vínculo será estendido ou mantido até 2027.
Venda de Brazão pode mexer no gol do Bahia?
É interessante destacar que uma possível saída de Gabriel Brazão pode impactar a meta do Bahia. Isso porque o goleiro João Paulo pertence ao Santos e está emprestado ao Esquadrão. Dependendo do desfecho, o clube paulista poderá solicitar o retorno do arqueiro tricolor.
Fonte: A Tarde









