A vaquejada do Parque José Joventino é Paixão Nacional

0
97

A Vaquejada 

A vaquejada é uma atividade cultural do Nordeste brasileiro, na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, entre duas faixas de cal do parque de vaquejada. Muito popular na segunda metade do século XX,

Na Bahia, a vaquejada é praticada há mais de cem anos. Desde 2014, a atividade integra o patrimônio cultural imaterial do estado e desde 2015, é reconhecida como prática desportiva e cultural. Seu principal evento anual é a vaquejada de Serrinha, uma das mais tradicionais do país.

A Legislação 

A vaquejada, o rodeio e expressões artístico-culturais similares ganharão o status de manifestações da cultura nacional e serão elevadas à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. É o que estabelece a Lei 13.364/2016, sancionada sem vetos pela Presidência da República e publicada no dia 30/11/2016 no Diário Oficial da União.

A nova lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2016, aprovado no Senado em 1º de novembro. foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), com voto favorável à matéria. Em seu relatório, Otto Alencar ressaltou a movimentação na economia local, pelo rodeio e a vaquejada, além do fato de que são manifestações “já há muito cultivadas pela população de diversas regiões do País”.

A Vaquejada do parque José  Joventino acontece nos dias 2 à 4 de novembro, no Trevo entre as cidades de Feira de Santana e Santa Bárbara, e está sendo prepara uma super estrutura para receber muitos visitantes e admiradores do esporte. Serão R$ 15.000,00 de prêmios em dinheiro e uma moto zero km. 

Os show no dia 3 de novembro ficam por conta da Banda Rasga Tanga que é uma das melhores bandas de Vaquejada da Bahia, Jaciel Lima com um arrocha temperado, e Gabriel Augusto cantando os hits do momento. Participam da festa também Luciano Paredão e Paredinha do Forró do Sítio.

Os locutores Toinho, Bady e Massapê comandam a arena, e levam bastante irreverência no chamar dos vaqueiros, serão uma atração à parte.

Os juízes são Clei e Carlinhos.

A boiada é uma das melhores da região.

Os ingressos promocionais estão sendo vendidos pelo preço promocional na casadinha por R$20,00 ( dois ingressos ), na NCX e IU das Havaianas em Santa Bárbara.

Informações:

Senhas: 75 99809-6493

Festa:   75 9 9993-3558

organizacão: Laerte

Apoio: Terra Santa Notícias, Prefeitura de Santanópolis, Prefeitura de Tanquinho, Prefeitura de Santa Bárbara, Vereador Nay de Ló, Forró do Sítio, Grupo Fofão, Lanchonete Amaral, JB transporte, COP Centro Odontológico, Grupo Harmonia, NCX Phone Store, Vista Roça, JCE, Vaquejada de Serrinha, A Baía.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here