O cenário atual no cuidado da Saúde Mental

0
99

O século XXII está sendo marcado pelos agravos na saúde mental, o sistema único de saúde (SUS) vem recebendo constantemente índices alarmantes de tentativa de suicídio, comportamento auto lesivo e diagnóstico  de depressão. As politicas públicas nesse sentido, ainda se faz escarça tamanha à necessidade de uma intervenção especializada e de tempo indeterminado.

O adoecimento pela falta de cuidado com a saúde mental nos remete a compreensão de uma nova sociedade, marcada pela busca incansável por bens materiais, uso de eletrônicos (tv, celulares, tablet) como fuga da realidade, e relacionamentos abusivos de companheiros e/ou familiares.

A realidade nos mostra a importância de intervenção psicológica em diversos âmbitos, principalmente no espaço escolar e trabalhista. Esses ambientes são propícios ao desenvolvimento de comportamento ansioso, falta de habilidades sociais e sensibilidade a vícios (drogas e álcool).

Os CAPS (centro de atenção psicossocial), são unidades que disponibilizam auxilio de psicoterapia, psiquiatria, redução de danos e readaptação social. Buscar esse tipo de ajuda, é cuidar do futuro da sociedade, e diminuir os índices alarmantes de depressão e outros transtornos.

Jade Isis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here