Praias de Salvador registram aglomeração no feriado de 7 de Setembro

0
31

Banhistas lotaram praias de Salvador e provocaram aglomeração em vários pontos da orla na terça-feira, feriado de 7 de Setembro. Vídeos feitos nas praias de Piatã, São Tomé de Paripe, Cantagalo e Boa Viagem mostram as pessoas concentradas em grande número, sem fazer uso de máscara e desrespeitando os protocolos de saúde para evitar contaminação pela Covid-19.

Em São Tomé, no Subúrbio Ferroviário, a aglomeração chegou a provocar congestionamento em um trecho da pista na orla. Já em Boa Viagem, na Cidade Baixa, a visão da faixa de areia chegou a estar encoberta para quem observava da região do Forte de Monte Serrat.

Relatos de moradores também dão conta que houve grande aglomeração nas praias de Itapuã, Ribeira e Amaralina na terça-feira.

O mesmo já havia ocorrido na manhã de terça-feira na praia do Porto da Barra. Os banhistas desrespeitaram as recomendações sanitárias e lotaram a faixa de areia e o calçadão durante o feriado

Agentes da Guarda Civil Municipal fizeram uma fiscalização no local, para controlar o acesso e tentar evitar concentração de pessoas na faixa de areia. No entanto, do mesmo modo que ocorreu nas outras regiões da orla de Salvador, as pessoas provocaram aglomeração.

Alguns banhistas se queixaram do controle feito pela GCM e disseram que em alguns trechos da praia há restrição e, em outros, a entrada e saída ocorre sem a mesma fiscalização.

“A gente veio de longe, da Chapada Diamantina para curtir o feriado. Chega aqui, a gente está com essa situação. Inclusive, tem uma aglomeração terrível lá na frente e a gente não vê um controle maior, só aqui na praia”, disse um homem que estava no calçadão que dá acesso à areia.

Agentes da GCM informaram que, seguindo a recomendação da prefeitura, o controle ocorre para restringir o a acesso para não provocar aglomerações e permite a passagem de banhistas à medida que outros desocupam a faixa de areia.

“A Guarda Civil Municipal está fazendo o controle de pessoas, limitando a quantidade que entra e que sai. Percebemos que há uma quantidade muito grande, que pode gerar a ideia de aglomeração. A gente observa se tem cadeira vazia, se tem espaço para que as pessoas entrem. Quando vão saindo, a gente permite entrada de outras pessoas”, disse uma agente da GCM.

Praia do Porto da Barra registra grande número de pessoas nesta terça-feira (7) — Foto: Reprodução/TV Bahia

O controle começou por volta das 11h e seguiu até as 19h, e ocorre de terça a domingo. A restrição faz parte das medidas anunciadas pelo prefeito Bruno Reis para tentar manter a queda do número de casos de Covid-19 em Salvador.

Em Salvador, dos 622 leitos ativos, 165 estão ocupados (27% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 27% e o pediátrico está em 60%.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), na terça-feira (7), o estado registrou 195 novos casos e contabilizou cinco mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here