Mais de 400 mil baianos não compareceram para tomar segunda dose da vacina contra a Covid-19, diz Sesab

0
144

Mais de 400 mil pessoas ainda não compareceram aos postos para receber a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia, dentro do prazo previsto pelas autoridades de saúde. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab), na quinta-feira (5).

Segundo a Coordenação de Imunização do órgão, existem 319 mil doses da marca AstraZeneca e outras 86 mil da Coronavac para serem aplicadas em pessoas que receberam a primeira dose no calendário de vacinação.

Em Salvador, o número de pessoas com a segunda dose em atraso ultrapassa os 34 mil. A Sesab ressalta que é de fundamental importância que as pessoas recebam as duas doses no prazo por causa da eficácia, e salienta que a resposta da imunização é melhor quando é feita a conclusão do esquema vacinal.

A pasta informa que as pessoas devem ficar atentas e retornar aos postos de acordo com os prazos definidos por cada fabricante.

A vacina Coronavac tem um intervalo de 28 dias entre as duas doses. Já o imunizante produzido pela AstraZeneca e Pfizer exige um prazo de 84 dias (12 semanas) entre a primeira e segunda aplicação. O tempo é recomendado pelo Programa Nacional de Imunização.

Risco da imunização incompleta

O virologista Gúbio Soares alerta para a necessidade de completar o esquema de vacina, com as duas doses, e diz que a vacinação incompleta não é capaz de matar o vírus.

“A pessoa que tomou uma dose só não está protegida. Pelo contrário, ela está colocando em risco a sua vida e colocando a vida das pessoas próximas em um risco muito maior porque a vacina que está no seu organismo não vai matar o vírus.

Segundo ele, o vírus pode “aprender” a conviver com o imunizante e provocar uma variante mais agressiva que as já conhecidas atualmente.

“O vírus vai aprender como se defender das vacinas que estão sendo aplicadas, vai aparecer uma variante resistente nessas pessoas que tomaram uma dose só e não voltaram. E essa variante vai ser capaz de causar uma doença, um surto muito maior que o atual”, explicou.

Segundo a Sesab, as doses podem ser aplicadas em cidades diferentes. Caso a pessoa receba uma aplicação em um município e esteja em viagem no prazo definido para a segunda dose, basta comparecer a um posto de vacina com os documentos necessários (cartão de vacina, cartão SUS e carteira de identidade).

Mais de 6,5 milhões de vacinados

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab, na quinta-feira (5), a Bahia possui 6.566.390 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, dos quais 2.746.128 receberam também a segunda aplicação. Outros 251.021 foram vacinados com o imunizante de dose única.

A pasta informa ainda que a Bahia tem vacinada 61,5% da população com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose.

Aplicação da segunda dose pode ocorrer em cidade diferente da primeira na Bahia — Foto: Jefferson Peixoto/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here