França estende uso obrigatório de passaporte sanitário para adolescentes

0
180

O passaporte sanitário obrigatório para adultos na França passara a ser necessário para adolescentes e jovens do país, que precisarão comprovar sua imunização ou um teste negativo recente de Covid-19 para poderem entrar em cinemas, restaurantes, piscinas, entre outros estabelecimentos.

Desde junho, pessoas com idades entre 12 e 17 anos podem ser imunizadas com as vacinas da Pfizer e da Moderna. A partir dos 16 anos, não é necessária a autorização dos pais para isso. Desde então, quase dois terços dos adolescentes foram totalmente vacinados.

O passaporte sanitário é obrigatório para adultos desde 21 de julho. Embora seu uso estivesse previsto para durar até 15 de novembro, o governo francês anunciou na quarta-feira (29) que pretende prorrogar sua vigência até meados de 2022.

Pessoa mostra o código QR do passaporte sanitário antes do início da partida de futebol no Estádio Roazhon Park em Rennes, noroeste da França, em 8 de agosto de 2021. — Foto: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP

Por enquanto, a vacinação não está aberta para menores de 12 anos. Estes, a partir dos 6 anos, são obrigados a usar máscara na escola. Esta medida será suspensa na próxima segunda-feira (4) nos 47 departamentos com baixa incidência de casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, a França acumula mais de 116 mil óbitos por covid-19. Pelo menos 50,4 milhões de pessoas (74,9% da população) receberam uma dose da vacina anticoronavírus, e 48,5 milhões, o esquema completo de imunização.

Sala de aula

A partir de 4 de outubro, alunos não precisarão mais usar máscaras de proteção nas escolas primárias francesas em áreas com baixa taxa de infecção de Covid-19, de acordo com um decreto do governo divulgado nesta quinta-feira.

Paris e os subúrbios próximos não estão entre os 47 departamentos metropolitanos, ou distritos administrativos, onde o uso obrigatório de máscaras nas escolas primárias terminará, de acordo com o Ministério da Saúde.

A mudança segue uma melhora na situação da Covid-19 na França, conforme o governo acelerou sua campanha de vacinação.

As áreas onde as máscaras deixarão de ser obrigatórias nas escolas primárias devem ter menos de 50 casos de Covid-19 por 100.000 habitantes por cinco dias consecutivos.

O porta-voz do governo Gabriel Attal disse na quarta-feira que a França estava planejando prorrogar o estado de emergência até o próximo verão para lidar com a epidemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here