Entrevista exclusiva com a fisioterapeuta Bianca Ferreira

0
934

Bianca Ferreira

Área da saúde que experimentou grande evolução nos últimos anos, a fisioterapia é de fundamental importância não só para resolver problemas ortopédicos, mas também no tratamento de pacientes graves internados nos hospitais, além de grande importância no tratamento da Covid-19.

TS – Qual a sua formação profissional?

BF – Sou fisioterapeuta formada pela Faculdade Nobre de Feira de Santana, tenho especialização em Pilates com ênfase em biomecânica, ATM e DTM, Dry needling e pós graduanda em ortopedia e traumatologia.

 

TS – Onde você presta serviços como fisioterapeuta, atualmente?

BF – Atualmente trabalho como servidora publica do município de Santa Barbara, no programa chamado NASF (Núcleo de Atenção a Saúde da Família), na clinica de fisioterapia e Pilates chamada Naira Paim e atendimentos de home care.

 TS – Qual campo de trabalho do fisioterapeuta.

BF – A área da fisioterapia se tornou muito ampla nos últimos anos, podendo atuar vários campos, como: Piltes, RPG, acupuntura, respiratória, oncologica, fisioterapia do trabalho, fisioterapia desportiva, gameterapia, fisioterapia em saúde da mulher, ortopedia e traumatologia, terapia intensiva, fisioterapia aquática, gerontologia, pediatria, fisioterapia neurofuncional, fisioterapia cardiovascular, dermatofuncional, ergonomia, fisioterapia em osteopatia, fisioterapia em quiropraxia. Vale resaltar que ainda tem: fisioterapia hematológica, endocrinológica, angiológica, domiciliar, fisioterapia do sono e fisioterapia da família e da comunidade. 

TS – A vida moderna, longas horas de trabalho em escritórios e o advento dos smartphones estão responsáveis por, mas posturas e dores como podem melhorar essa questão no dia a dia?

BF – O cuidado com a postura correta e o uso adequado dos equipamentos são algumas atitudes fundamentais para garantir a produtividade sem colocar em risco a saúde e a qualidade de vida dos funcionários.

Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho. Quem passa longas horas sentadas na mesma posição, como os funcionários de escritório ou quem carrega muito peso, como os estoquistas estão mais propensos a ter esse problema.

O papel da fisioterapeuta Ergonomista é crucial a fim de evitar os problemas posturais e suas consequências danosas. Assegurando as condições laborais adequadas, ela conserva a saúde dos trabalhadores e evita doenças ocupacionais, incluindo também na jornada de trabalho da empresa, as ginásticas laborais, que podem ser realizadas por fisioterapeutas ou educadores físicos e a própria atividade física no dia a dia.

 Em relação aos smartphones, está baseada ao tempo exagerado de manuseio, posturas inadequadas e estilos próprios de interação, podem causar lesões significativas no pescoço e levar a maiores propensões de dores em outras partes do corpo, como os punhos, mãos e dedos. Então, a diminuição do uso excessivo do aparelho e a correção postural durante o uso do mesmo, são fundamentais para que não acarrete tantas lesões.  

 

TS – Como a fisioterapia pode ajudar no bem estar e na qualidade de vida, principalmente para o idoso.

 BF – O processo de envelhecimento traz muitas mudanças e nem sempre é fácil se adaptar a elas, com passar dos anos existem as alterações fisiológicas e patológicas e uma das metas do processo de promoção, prevenção e reabilitação é ajudar o indivíduo a atingir a maior independência funcional possível, considerando suas potencialidades e limitações, sendo extremamente importante a atuação do fisioterapeuta no contexto da saúde pública, sobretudo sob a visão de uma prática voltada à promoção e prevenção da saúde.

 

Qual a sua vivencia com o tema reabilitação de lesão esportiva?

Não tenho muita vivencia com a questão desportiva. Quando estava na faculdade, eram apenas os meninos liberados para os estágios no campo do Bahia de feira de Santana, pelo simples fato de ter apenas homens no estádio, porém hoje já passou a ser liberado o estagio para meninas, contudo, já atendi um pós-operatório de um ex-jogador de futebol com ruptura do ligamento cruzado posterior, recuperação muito rápida e atualmente um vaqueiro com fratura no tornozelo em fase de recuperação.

Quais as vantagens e desvantagens entre o tratamento em domicilio e no consultório? 

Vantagens: tratamento individual e especializado, comodidade, praticidade economia de tempo e facilidade para adaptar o ambiente domiciliar com as novas necessidades do paciente.

Desvantagem: a questão financeira, como a reabilitação é individual, acaba sendo um pouco mais caro e a questão da interação do paciente com outras pessoas. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here