Carnaval

0
3924

Você gosta de carnaval? É assim que chamamos os festejos populares que atraem milhões de pessoas para as ruas, sejam fantasiadas ou não. O Brasil é um gigante quando o assunto é a festa, contando com grandes destaques, como o Carnaval de Olinda, com seus bonecos gigantes e divertidos, o do Rio de Janeiro, com as famosas escolas de samba, e o Carnaval de Salvador, recheado de trios elétricos e grandes nomes da música, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

A palavra “carnaval” é originária do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”, termo relacionado ao jejum que é realizado pelos católicos ao longo da Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa, no qual se deve controlar os prazeres mundanos e evitar a ingestão de carne. E ao contrário do que muitos acreditam, o carnaval não é uma festa brasileira.

Origem do Carnaval

De acordo com os estudiosos, duas festas que aconteciam na Babilônia provavelmente originaram o carnaval: as “Sacéias”, celebração na qual um prisioneiro assumia, por alguns dias, a figura do rei, inclusive dormindo com suas esposas, para depois ser chicoteado e morto); e o ritual de ano novo, que era realizado pelo rei no equinócio da primavera. Nestes festejos o rei perdia seu poder e era surrado na frente da estátua de Marduk, humilhação que tinha como objetivo provar sua submissão à divindade.

Como podemos perceber, desde essa época os festejos estavam ligados pela subversão de papéis sociais, ou seja, na transformação temporária de pessoas em outras. E essa tradição perdura até os tempos atuais, sendo comum nos festejos de carnaval homens se vestirem de mulheres e pessoas em geral se transformarem em animais fantásticos e personalidades públicas, sempre com muita criatividade.

Carnaval e Cristianismo

As festas de origem greco-romana, como os bacanais, eram dedicadas ao deus do vinho, Baco, e por isso eram marcadas pela embriaguez e entrega aos prazeres da carne. Essas celebrações, que se tornavam cada vez mais populares, eram pagãs e não agradavam Igreja, tanto pela entrega das pessoas aos prazeres mundanos, tanto pela inversão das posições sociais, pois ela defendia que ao inverter os papéis, investia-se também a relação entre Deus e o demônio.

Foi então que os festejos foram ressignificados e durante a chamada Alta Idade Média foi criada a Quaresma, o que resultou no termo carnaval. O período, desde então, permite que as pessoas cometam excessos, e depois retornem ao foco da severidade religiosa.

Origem do carnaval no Brasil

No Brasil, o Carnaval teve início no período colonial, com a chegada dos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII. Sabe-se que uma das primeiras versões da festa foi o “entrudo”, brincadeira de origem portuguesa, que era praticada pelos escravos, que saíam nas ruas sujando uns aos outros com lama e outros materiais.

Após esse período foram surgindo os cordões, ranchos, festas de salão, corsos, escolas de samba, bailes de máscaras, afoxés, frevos e tudo o que hoje faz parte do carnaval brasileiro hoje, tai qual o conhecemos.

Carnaval de Salvador: a maior festa de rua do mundo

O Brasil não só amou a tradição dos festejos de carnaval, quanto se tornou referência no assunto. Hoje, a maior festa de rua do mundo é o Carnaval de Salvador, que reúne mais de 2 milhões de pessoas, entre nativos e turistas, para brincar e se divertir em diferentes ruas da cidade ao longo de 1 semana.

A tradicional festa baiana envolve o desfile de artistas em trios elétricos, onde fazem shows animados, repletos de ritmo, coreografias e canções que ganham fama em todo o mundo. No chão, pipocas, blocos e camarotes festejam e celebram a vida, sejam fantasiados, com abadá ou apenas com roupas comuns.

Carnaval Salvador 2017 | Candeias

O carnaval do Rio de Janeiro

Outro destaque brasileiro quando o assunto é carnaval é a cidade do Rio de Janeiro. Por lá, apesar de também haverem desfiles de trios elétricos, o foco está nas escolas de samba, que desfilam o sambódromo com extravagância e canções animadas que fazem referência às personalidades brasileiras e situações sociais.

As escolas de samba atraem turistas nacionais e estrangeiros, e sempre chamam a atenção pela criatividade. O sambódromo é dividido em arquibancadas e camarotes, que lotam com pessoas anônimas e celebridades ansiosos para se divertir e se emocionar com a beleza dos carros alegóricos.

Carnaval 2019: como assistir à apuração do RJ online e ao vivo | Áudio e  Vídeo | TechTudo

Fonte: educamaisbrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here