Cidade foi evacuada em novembro após centenas de tremores e ameaças de erupção
Um vulcão na península de Reykjanes, Islândia, entrou em erupção nesta segunda-feira (18), desencadeando uma enxurrada de lava que se elevou do solo por meio de uma fissura.
Segundo a imprensa local, a fissura, responsável pela expulsão da lava, possui aproximadamente 3,5 km de extensão. Autoridades islandesas confirmaram que o fenômeno teve início próximo à cidade de Grindavik, às 22h17, horário local (18h17 em Brasília).
As equipes de emergência, incluindo um helicóptero da guarda costeira, foram mobilizadas para sobrevoar a região, enquanto a polícia e a defesa civil alertam os residentes e turistas a manterem distância da área de risco.
O serviço meteorológico informou que a erupção foi precedida por um terremoto, e as autoridades estão em processo de avaliação para determinar a extensão exata e a magnitude do evento vulcânico.
Até o momento desta reportagem, não há registros de danos materiais ou feridos. Vale destacar que os moradores de Grindavik foram evacuados em novembro, e atrações turísticas na região permanecem fechadas como medida de precaução.
Reykjanes é um ponto de atividade vulcânica e sísmica a sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava irromperam de uma fissura de 500 a 750 metros de comprimento no solo no sistema vulcânico Fagradalsfjall.
Fonte: bnews.com.br