Todos os trabalhadores contratados com carteira assinada têm direito ao 13º salário
Nesta quarta-feira (20), sai o pagamento da segunda parcela do 13º salário para todos os trabalhadores que atuam sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e também para os servidores públicos, aposentados e pensionistas da Previdência Social.
Ao contrário da primeira parcela do benefício, depositado entre fevereiro e 30 de novembro, durante as férias ou no período de aniversário do profissional, a segunda parte do pagamento tem desconto da contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Imposto de Renda. Tais tributos são cobrados sobre o valor total, conforme explica reportagem da Folha de São Paulo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o 13º – levando-se em conta a 1ª e a 2ª parcelas – tem potencial para injetar R$ 291 bilhões na economia em 2023, representando, 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Quase 90 milhões de pessoas são beneficiadas com o 13º em todo o pais, recebendo, em média, cada uma, o valor de R$ 3.057,00, explica a reportagem da Folha de São Paulo.
Especialistas explicam que o cálculo para a realização do pagamento do 13º considera o valor do salário do trabalhador dividido por 12 meses. Em seguida, é preciso multiplicar o total alcançado pelo número de meses trabalhados no ano, levando em conta o período de janeiro a dezembro do ano vigente.
Fonte: bnews.com.br