Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística tem novo presidente

0
110

Nesta quarta-feira (27), em Assembleia Geral Ordinária realizada na cidade de Maricá (RJ), foi eleita a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), para o biênio 2024-2026. O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, foi eleito diretor-presidente da entidade. Com a nova gestão, a sede da Anipes será transferida para o escritório da SEI, em Brasília. 

O diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi, também passa a integrar a nova diretoria da Anipes, como diretor de Geoinformação.  A assembleia aconteceu durante a programação do XXV Encontro da Anipes. Na ocasião, estiveram presentes representantes das 39 entidades associadas, de diversos estados da federação, incluindo o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann. 

 “A agenda das entidades de pesquisa do Brasil traz como prioridade superar os desafios da Era Digital, promovendo o bom uso da estatística e das geociências. Uma estratégia importante será avançar na construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados, o Singed, para promover a modernização, padronização, integração e regulamentação da produção e da difusão de informações no país. Esse sistema permitirá subsidiar de forma mais robusta as políticas públicas dos diferentes entes federativos”, explicou o novo presidente da Anipes, José Acácio Ferreira.

Também passam a integrar a nova Diretoria Executiva da Anipes: Diego Moreira (Instituto Darcy Ribeiro/RJ), como vice-presidente; Leo Moraes (Fundação João Pinheiro/MG), diretor de Estatística; Cláudio Pelosi (SEI/BA), diretor de Geoinformação; Tássia Holguin (IBGE), diretora de Pesquisa Socioeconômica; e Renata Florentino (Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal – IPEDF/DF), diretoria de Administrativo Financeiro. Foram constituídos ainda o Conselho Fiscal e o Conselho Fiscal Suplente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here