Governador se reúne com equipe baiana vencedora de campeonato da NASA

0
87

Nesta terça-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu, no Centro Administração da Bahia (CAB), estudantes baianos vencedores do Campeonato Hackathon da NASA. A competição realizada pela Agência Espacial Americana em 2020 reuniu mais de 29 mil participantes de 71 países, com o desafio de desenvolver soluções inovadoras para novas missões relacionadas ao espaço, ciência e tecnologia.


O projeto vencedor da equipe Cafeína, denominado Ocean Ride, utiliza o Gerador de Van Der Graff como base para desenvolver um sistema de coleta de resíduos plásticos nos oceanos. O mecanismo inovador tem o potencial de ser acoplado em barcos ou plataformas fixas, permitindo uma abordagem proativa e contínua na coleta de resíduos plásticos. A iniciativa é essencial para mitigar os impactos devastadores da poluição marinha e promover a preservação dos oceanos.



Atualmente, o equipamento é desenvolvido pelo Senai-Cimatec, por meio do edital “Cidade Zero Carbono“. A ideia é confeccionar produtos a partir dos microplásticos retirados dos oceanos. “Esse projeto dos estudantes é um belo exemplo de como a educação e a ciência são fortes ferramentas na conquista pelo desenvolvimento sustentável do nosso estado”, enfatizou Jerônimo, que recebeu a professora Isabel Sartori e os estudantes Antônio Rocha, Pedro Dantas e Genilson Brito.

Plano de atividades

Durante a reunião, foi apresentado um plano de atividades para 2024, com destaque para a participação na Conferência da Década dos Oceanos da ONU, em Barcelona, cujo tema é “A Ciência que precisamos para os oceanos que queremos”. A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025 também está no radar dos estudantes.

Os membros da equipe Cafeína discutiram estratégias e possíveis apoios para essa importante iniciativa, que visa promover soluções inovadoras para os desafios ambientais globais. O governador se comprometeu a estudar o financiamento dos recursos necessários para a participação do grupo. Ele colocou à disposição a estrutura de diversos órgãos estaduais para apoiar os estudantes no desenvolvimento do projeto.


Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ressaltou a importância da vitória dos estudantes como uma conquista crucial para a Bahia. Na oportunidade, os jovens entregaram um convite para a primeira sessão do Ocean Ride. A estreia vai acontecer no planetário da Ufba, em Salvador, quando a equipe retornar da conferência da ONU em Barcelona. Ainda compõem a equipe Cafeína Ramon de Almeida e Thiago Barbosa.

No encontro desta terça também estavam presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; a chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Rowenna Brito; o presidente da FLEM, Rodrigo Hita; o assessor da CGG, Glauber Santana e a diretora de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Luana Pimentel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here