Dupla BAVI de futebol de amputados domina Copa Norte-Nordeste da modalidade

0
74

Este tem sido um ano de disputas marcantes da dupla BAVI e, no futebol de amputados, não foi diferente. Os times baianos, que viajaram com apoio no transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), fizeram a final da Copa Norte-Nordeste de Futebol de Amputados, em Natal, no Rio Grande do Norte, neste final de semana.

Após bater na trave nos anos anteriores, o Bahia foi campeão ao derrotar o Vitória na final por 3×1 no domingo, 19. Ao todo, 37 jogadores da  Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) disputaram o certame regional com o apoio da Sudesb. O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, celebrou a conquista.

“Ficamos muito felizes quando nossos atletas baianos conseguem representar bem o nosso estado e trazem títulos para casa. A dobradinha mostra a nossa força no futebol de amputados, como também na natação paralímpica, que foi orgulho neste final de semana. A Sudesb segue como uma grande incentivadora do paradesporto na Bahia tanto no fomento como no suporte aos atletas de alto rendimento”, cita Adelmare. 

Natação Paralímpica

A Bahia também foi destaque na natação paralímpica no final de semana. O atleta paralímpico Ronaldo Souza conquistou a prata na prova dos 100 m nado costas no Campeonato Brasileiro de Paranatação, em São Paulo. Apesar da conquista, o nadador não alcançou o índice necessário para se classificar para as Paralímpiadas de Paris 2024, ficando a um passo de viajar para a capital francesa.

Foto: Arquivo pessoal

Ronaldo é bicampeão Pan-americano (Guadalajara 2011 e Toronto 2015), participou das Paralimpíadas de Londres em 2012, é campeão baiano de Prova Rápida de Águas Abertas e atualmente é o 3º colocado no ranking nacional S7. Ele viajou para a capital paulista com passagens aéreas concedidas pela Sudesb

Karatê

Quem também trouxe bons resultados pra casa foi a delegação da Federação Baiana de Karatê Kyudoshin (FBKK), que conquistou o vice-campeonato Norte Nordeste. A disputa aconteceu em Recife neste fim de semana. Os atletas também viajaram com apoio da Sudesb.

Foto: Divulgação/FBKK

O atleta Márcio Guilherme conquistou o primeiro lugar na variação Katá na categoria PCD autista masculino, assim como Esther Victoria ficou em primeiro lugar na mesma disputa no naipe feminino. Já Kamila Cerqueira pegou o segundo lugar em Katá na categoria júnior feminino e o primeiro em kumitê, enquanto Mateus Santos levou o terceiro lugar no Katá categoria cadete masculino. Completando o quadro de vencedores, Elaine Cristina subiu no lugar mais alto do pódio no Katá master feminino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here