Ministério da Agricultura descarta novos casos de doença aviária Newcastle no RS

0
157

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou no domingo (21) que três casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) no Rio Grande do Sul foram descartados, após as análises do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) revelarem resultado negativo para o vírus.

A doença viral atinge aves silvestres e comerciais e é altamente contagiosa para os animais. De acordo com a reportagem da Agência Brasil, as amostras foram coletadas na última sexta-feira (19) em três propriedades suspeitas, localizadas na zona de proteção estabelecida para DNC pela equipe de vigilância e defesa sanitária animal do estado em conjunto com a equipe do ministério.

Na última quarta-feira (18) foi identificado um foco da doença em uma granja de criação comercial de aves para corte, localizada no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.  “Os resultados negativos são uma sinalização extremamente positiva sobre a contenção desse evento sanitário, o que é importante para resolução rápida da situação, e reforça a robustez do sistema de defesa agropecuária do Brasil”, disse o ministério neste domingo. 

Suspensão de exportação

O Ministério da Agricultura decidiu suspender, na sexta-feira (19), temporariamente, a emissão de certificados de exportação para carnes de aves, com destaque para frango e derivados, para 44 países. A medida foi tomada após a confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento de produção avícola comercial no Rio Grande do Sul.

Fonte: Metro 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here