Novembro é o mês que tem como referência a promoção da consciência negra e o combate ao racismo, movimento este que deve acontecer todos os dias do ano não só na escola, mas em todos os cenários da sociedade. Mas neste mês haverá no CESJ dois movimentos de destaque: a culminância do projeto Identidade, Arte e Cultura Afrodescendente no Território Barbarense e a exposição do “Pretitude em Foco”.
No que diz respeito a Identidade, Arte e Cultura Afrodescendente no Território Barbarense, projeto interdisciplinar envolvendo as turmas de Fluxo, 1ª e 2ª series do Ensino Médio, busca-se fomentar e preservar as tradições e manifestações culturais AFRODESCENDENTES no município de Santa Bárbara (BA). Para tanto, os estudantes produzirão sobre as comunidades: reportagens dos aspectos geográficos, históricos, culturais, econômicos; apresentações das manifestações culturais; biografia de pessoas das comunidades; fotografias das manifestações culturais e religiosas e da culinária; confecção de gráfico tateável, utilizando materiais recicláveis. As apresentações ocorrerão durante todo dia 22 de novembro com abertura para visitação da comunidade.
E para fechar o movimento da consciência negra no mês de novembro, faremos a exposição itinerante da “Pretitude em Foco” no dia 27 de novembro no auditório do CESJ. Inspirado na ideia de que o povo preto tem o seu valor e que pode ocupar os espaços que quiserem, o “Pretitude em Foco” consiste em um projeto fotográfico em que estudantes pretos/negros e pretas/negras da escola pública baiana se destacam como modelos, maquiadores e fotógrafos, após a participação em oficinas e palestras ofertadas no Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura (CEEMB), localizado em Feira de Santana-BA.
Por: Terra Santa Notícias