Inema prevê calor acima de 41 °C e umidade abaixo de 15% na Bahia nos próximos dias

0
2

Foto: Reprodução

Feira de Santana deve enfrentar dias de calor intenso, baixa umidade do ar e pouca possibilidade de chuva. O cenário faz parte de uma condição meteorológica que deve atingir grande parte da Bahia nos próximos dez dias, segundo o monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Na região de Feira de Santana e em outras áreas do centro-leste baiano, a previsão é de tempo predominantemente seco, com temperaturas elevadas e possibilidade apenas de chuvas rápidas e isoladas entre os dias 10 e 15 de outubro. Não há expectativa de volumes significativos de precipitação nesse período.

A baixa umidade é um dos principais pontos de atenção. Em algumas regiões do estado, os índices podem ficar abaixo de 15%, condição considerada bastante crítica e que aumenta o risco de incêndios florestais e de problemas de saúde relacionados ao tempo seco.

Feira pode ter calor forte e tempo seco

O cenário deve permanecer marcado pelo calor até o início da segunda quinzena de outubro. Para Feira de Santana, a tendência é de predomínio de sol, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas, com possibilidade de variações nas condições ao longo dos próximos dias.

A partir do dia 15, a atmosfera começa a apresentar sinais de maior instabilidade em algumas regiões. Entre os dias 15 e 20, há possibilidade de aumento das chuvas no centro-oeste e, a partir do dia 17, de precipitações em áreas da metade sul e do oeste da Bahia.

No centro-leste, onde está Feira de Santana, a previsão ainda aponta para chuvas fracas e isoladas, sem indicação de uma mudança generalizada para um período chuvoso.

Para o meteorologista e coordenador de Estudos de Clima e Projetos Especiais do Inema, Aldírio Almeida, o comportamento está relacionado ao período de transição do regime de chuvas na Bahia.

“Esse período entre setembro e novembro marca o fim das chuvas mais frequentes no setor leste e o início da estação chuvosa no centro-sul e no oeste baiano. É um período de transição, em que as condições atmosféricas podem variar bastante entre as diferentes regiões do estado”, explica.

Previsão de chuva ainda é irregular

A previsão climática para o trimestre indica maior probabilidade de volumes de chuva abaixo da média histórica no centro-sul da Bahia. Já no centro-norte e no nordeste baiano, o período corresponde à estação seca climatológica, com menor expectativa de precipitações.

Para Feira de Santana, portanto, a possibilidade de chuva nos próximos dias não significa necessariamente o fim do período de calor e tempo seco. A ocorrência das precipitações deve ser irregular e, inicialmente, com baixos volumes.

El Niño influencia as condições do tempo

As condições do Oceano Pacífico também contribuem para o cenário meteorológico. As temperaturas da superfície do mar no Pacífico leste apresentam anomalias fortes, mantendo a atuação do El Niño durante o trimestre.

O fenômeno altera padrões de circulação atmosférica e pode influenciar a distribuição das chuvas e das temperaturas. Na Bahia, a previsão indica temperaturas acima da média durante o período.

Ao mesmo tempo, as condições do Atlântico Tropical podem favorecer a ocorrência de chuvas em partes do Nordeste, incluindo a Bahia, especialmente com o avanço da estação chuvosa em algumas regiões.

Cuidados com o calor e o tempo seco

Para quem vive em Feira de Santana, a recomendação é redobrar os cuidados durante os períodos de maior calor e baixa umidade. A orientação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição direta ao sol nas horas mais quentes e reduzir atividades físicas intensas nos momentos de temperaturas mais elevadas.

Também é indicado utilizar hidratante para a pele e, sempre que possível, manter os ambientes umidificados.

A combinação de calor, baixa umidade e vegetação mais seca também aumenta o risco de incêndios. Por isso, é importante evitar queimadas e qualquer prática que possa provocar fogo em áreas abertas.

Em situações mais extremas ou diante de ocorrências relacionadas ao tempo, a população pode buscar orientação junto à Defesa Civil, pelo telefone 199; ao Corpo de Bombeiros, pelo 193; e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192.

O Inema segue monitorando as condições meteorológicas e atualizando as previsões conforme a evolução dos sistemas atmosféricos.

Fonte: Jornal Folha do Estado da Baahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here