6 estratégias de marketing para músicos

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A grande maioria dos artistas têm dificuldades na hora de divulgar seu trabalho. Eles não sabem que usar estratégias de marketing na carreira artística faz toda diferença. Por isso, trazemos aqui 6 dicas valiosas de estratégias marketing para músicos.

Por onde começar

O mercado da música é algo que nunca vai ficar em baixa, porque as pessoas sempre vão consumir música. A música faz parte da cultura do ser humano. Os únicos cuidados que você precisa é escolher o gênero musical do seu gosto e trabalhar em cima dele. É importante conhecer o mercado da música que o seu gênero está inserido.

Para saber tudo sobre o mercado da música que o seu nicho está inserido é preciso fazer uma pesquisa profunda. Descubra quem são os músicos que mais se destacam, qual a identidade deles, e, claro, qual o público. Muito possivelmente, esse será o mesmo público que o seu.

Depois de conhecer o seu nicho e o mercado da música, você pode começar a aplicar estratégias de marketing para músicos. Ao aplicar as estratégias marketing para músicos para obter fãs, divulgar sua música, você se tornará conhecido na internet, na sua região e, até, no país inteiro.

 

Dica 1: Postar vídeos regularmente no Youtube

 

Começar um canal no Youtube é o básico. A primeira coisa que todo artista deve fazer é criar um canal no Youtube.

Você já é um músico. Portanto, não há motivo para ter vergonha. Artistas não podem ter vergonha de mostrar seu trabalho e seu rosto.

Usar o Youtube não é simplesmente jogar os vídeos e pronto. É preciso ter cuidados com qualidade de áudio, qualidade de imagem e frequência, ou seja, publicar vídeo, no mínimo, uma vez por semana.

O áudio é o que será mais importante no seu conteúdo. Capriche na sua voz e no instrumento, mesmo se para isso, seja necessário gravar várias vezes.

Não use qualquer câmera para filmar e seja rigoroso com a qualidade sonora do seu áudio. Hoje em dia, existem muitos celulares que fazem boas filmagens, não fica nada muito profissional. Se seu celular não for muito bom, você pode pedir uma câmera emprestada para um amigo ou juntar um dinheiro para comprar uma.

Uma dica para você obter destaque nos seus vídeos é escrever uma boa descrição. Você também deve divulgar seus vídeos em todas as suas redes sociais.

Dica 2: Conseguir fãs no Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. Todos os seus fãs estão por lá, mas eles ainda não te conhecem. Por isso, é imprescindível que você faça uma página e alimente-a sempre.

Para crescer no Facebook será necessário fazer algumas campanhas patrocinadas. A notícia boa é que anunciar no Facebook é muito barato, com R$ 3,00 por dia é possível alcançar milhares de pessoas e divulgar seu trabalho para as pessoas certas.

Por favor, não ache que ter um perfil pessoal é suficiente. Esse é o maior erro dos artistas. Perfil pessoal é somente para os seus familiares a amigos. Ter uma página faz com que seu trabalho seja mais profissional e é possível alcançar mais pessoas. Além disso, não é possível fazer campanhas patrocinadas com um perfil pessoal.

 

Dica 3: Crescer no Instagram

O Instagram é rede social do momento. O sonho de todo mundo é ter uma conta recheada de seguidores, com um feed lindo e maravilhoso. Mas ter uma conta no Instagram vai além disso.

Não compre fãs. Comprar fãs no Instagram não gera engajamento. Tudo o que você precisa é engajamento e interação com os fãs. Quantidade de seguidores só é um número, você precisa de pessoas que gostem do seu conteúdo.

Também é possível fazer campanhas patrocinadas no Instagram. Como o Instagram é do Facebook, você pode fazer campanhas patrocinadas pelo mesmo gerenciador de anúncios do Facebook.

Outra alternativa para crescer no Instagram é usar a ferramenta InstaEasy, ela é paga, mas, com ela, é possível interagir, alcançar as pessoas certas e conseguir mais visitas no seu perfil do Instagram. No Instaeasy, você segmenta o seu público alvo, para conseguir a atenção dele.

 

Dica 4: Distribuir música pelo OneRPM

A OneRPM é uma das maiores distribuidoras digital de música no mundo. Já fazemos um texto falando sobre a OneRPM, você pode ler aqui.

Com a OneRPM é possível colocar sua música gratuitamente no Spotify, Deezer, Youtube, entre outras plataformas de streaming. Além disso, a ferramenta, paga os royalties. Ou seja, você recebe em dólares pelos direitos autorais.

Essa é uma carta na manga de marketing digital para artistas. Fora o OneRPM, existe a CD Baby e muitas outras distribuidoras. Você pode conhecer em Como divulgar música na internet.

 

Dica 5: Visitar casas de shows

Aqui, na quinta dica, saímos totalmente do marketing digital para artistas. Visitar casas de shows pode ser cansativo, mas é necessário para fazer sua rede de contatos.

Nas casas de shows você irá conhecer outros artistas que estão na mesma luta que você, empresários, divulgadores e muitas outras pessoas que trabalham no meio musical.

Portanto, visite, na sua cidade, as principais casas de shows do seu nicho. Conheça do dono e tente cantar lá. Talvez você não receba nada por isso, mas é uma boa vitrine para o seu trabalho.

 

Dica 6: Distribuir CDs

Mandar gravar um CD requer um investimento considerável. Por isso, essa dica é para os artistas que já estão um degrau à frente.

Distribuir CDs para as pessoas certas é uma forma tradicional de marketing para músicos. Você simplesmente entrega seu CD para as pessoas que você acha que podem se interessar em abraçar o seu trabalho e torce para que essas pessoas ouçam e gostem. Infelizmente, não é algo acessível para todos. 

As nossas 6 de estratégias de marketing para músicos englobam tanto o digital, quanto um pouco do físico. A verdade é que fazer marketing vai dar trabalho. Para fazer o marketing digital para artistas é necessário ter conhecimento nas principais mídias sociais e o marketing físico vai exigir esforços, noites e dinheiro.

O marketing digital para artistas vai exigir que você interaja muito com todas as pessoas envolvidas. Portanto, você deverá estar sempre conectado e terá que gastar algum dinheiro se quiser crescer com eficiência, atingindo as pessoas certas.

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