Respiradores: Saiba quem foi o alvo da PF no Corredor da Vitória

0
526

 

Polícia Federal deflagrou operação que investiga supostos desvios de dinheiro público na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, na Mansão Victory Tower, no Corredor da Vitória, em Salvador. Conforme apuração do BNews, um dos alvos trata-se do empresário Cleber Isaac Ferraz Soares, que intermediou a transação entre a Hempcare e Biogeoenergy.

Cleber foi alvo de busca e apreensão na sua residência, que fica no 16° andar do prédio. Conforme relatório da Polícia Federal, proveniente das 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, em depoimento do dono da empresa Biogeoenergy, Paulo de Tarso Carlos, preso na Operação Ragnarok, revelou que Cleber teria trânsito livre com o nucléo político na negociação dos equipamentos e teria recebido uma comissão de R$ 3 milhões, para que o negócio prosperasse. Além disso, Cleber teria sido o estelionatário e teria dado um golpe na comercialização de um loteamento em Itacaré.

Os investigadores cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues. O petista já negou irregularidades na sua atuação.

A apuração mira em um contrato feito pelo consórcio, no valor de cerca de R$ 45 milhões, para a compra de 300 respiradores que nunca foram entregues. Uma operação chegou a ser deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia, mas o caso foi enviado ao STJ após indícios da participação de Rui Costa nos fatos.

Fonte: BNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here