Saiba como a gestão das emoções impacta no sucesso dos negócios

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Especialista afirma: gestão das emoções é essencial para decisões estratégicas na empresa 

Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico e desafiador, a gestão eficaz das emoções se torna um fator crucial para o sucesso sustentável dos negócios. Compreender e abraçar as emoções no ambiente empresarial não apenas impulsiona a satisfação de funcionários e clientes, mas também impacta diretamente a produtividade, a inovação e, por fim, o sucesso financeiro das organizações.

Uma pesquisa, realizada pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half no LinkedIn, mostrou que a inteligência emocional é considerada a principal habilidade para uma boa liderança, eleita por 49% dos 726 pesquisados.  Segundo a especialista em finanças, Bia Machnick, nesse quesito reside o coração de toda empresa e define como são tomadas as decisões.

“Todo empreendedor precisa se conhecer, uma vez que a gestão das emoções desempenha um papel fundamental na capacidade de tomar decisões estratégicas. Além disso, líderes emocionalmente inteligentes são mais propensos a avaliar situações com clareza”, afirma a consultora.

A dica da especialista é buscar conhecimento sobre o tema. Ela sugere começar pela leitura e indica o best-seller “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman. “Para o autor, a verdadeira inteligência não tem a ver com Quociente de Inteligência ou Q.I., e sim com persistência, controle de impulsos, empatia e habilidades sociais”, enfatiza.

De posse do conhecimento técnico, a consultora recomenda a prática dos temas com afinco. Um exemplo, segundo ela, é não dizer “sim” quando deveria dizer “não”, no caso de um desconto solicitado pelo cliente, mas que o empresário ou trabalhador sabem que torna a venda economicamente inviável.

“Se você erra no preço, compromete a receita da empresa. Isso significa que a gestão das suas emoções pode estar ligada ao lucro! Coloque tudo na ponta do lápis para saber onde está gastando e visualizar despesas e datas de vencimento”, alerta Machnick.

O mundo dos negócios é inerentemente volátil e a capacidade de lidar com a adversidade é essencial. Líderes e equipes emocionalmente resilientes não apenas enfrentam desafios com determinação, mas também transformam crises em oportunidades de aprendizado e crescimento.

“A inteligência emocional permite que as organizações não apenas sobrevivam a tempos difíceis, mas também prosperem diante da incerteza”, finaliza.

Fonte: bnews.com.br

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