BNews Summer: Confira 6 dicas para evitar ressaca nas festas de fim de ano

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Nutricionista deu dicas para como se proteger da ressaca nas festas  

Nas festas de fim de ano, é comum as pessoas celebrarem com entusiasmo, muitas vezes acompanhadas por bebidas alcoólicas. Entretanto, durante a empolgação, alguns indivíduos exageram no consumo do álcool, resultando no famoso desconforto na manhã seguinte, a temida ressaca.

Pensando nos perigos causados pelo excesso de bebidas alcoólicas, a nutricionista Fabiane Rosário, pós-graduanda em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, compartilhou com o BNews Summer os malefícios do consumo descontrolado de álcool.

“A ingestão excessiva do álcool pode trazer diversos malefícios para nossa saúde. O consumo do álcool dificulta a absorção de nutrientes, pode contribuir para o ganho de peso, causa alterações no metabolismo da glicose, o que pode levar ao diabetes, prejudica o fígado, podendo causar cirrose hepática. E ainda contribui de forma negativa para a saúde cerebral, visto que diminui a atividade dos neurotransmissores”, explicou a profissional.

Fabiane separou uma lista com seis principais formas de evitar a ressaca, para quem deseja ingerir álcool sem estragar o pós-festa. Confira:

Hidrate-se:


A profissional destacou a importância de manter-se hidratado antes, durante e depois da ingestão de bebidas alcoólicas, pois a água diminui os efeitos do álcool no organismo.

Se alimente:


Fabiane também relatou a necessidade de uma boa alimentação antes do consumo de bebidas para evitar qualquer mal-estar.

“Boa parte do álcool é absorvida pela mucosa do estômago,
este estando vazio, faz com que a absorção do álcool seja ainda mais rápida”, explicou.

Evite alguns alimentos:


Entre os alimentos que podem contribui para uma ressaca potente, produtos lácteos e comidas difíceis para a digestão podem piorar o quadro da pessoa.

“O consumo destes alimentos junto com o álcool contribui para a sensação de empachamento”, comentou Fabiane.

Evite agressores gástricos:

De acordo com a profissional, os agressores gástricos são nada mais do que alimentos que inflamam o estômago e podem agravar o desconforto da pessoa que ingeriu em excesso. Entre eles, Fabiane citou:

  • Café;
  • Chás pretos;
  • Pimentas;
  • Condimentos.

“A bebida por si só já agride muito este órgão”, declarou.

Coma em pequenas porções:

Com a fartura das mesas de fim de ano, é normal as pessoas extrapolarem não apenas na bebida, mas também na comida. Entretanto, a nutricionista destacou a necessidade de uma alimentação mais controlada para evitar o agravamento da ressaca.

“Prefira se alimentar mais vezes com pequenas porções à comer grandes porções em uma única refeição”, explicou.

Opte por fontes de carboidratos:


Antes de ingerir o álcool ou após, Fabiane comentou a importância do consumo de alimentos fonte de carboidratos, pois eles têm como principal função o fornecimento de energia para o corpo, auxiliando desde o pensar até a digestão.

“Prefira alimentos fonte de carboidratos dará mais energia, mas sempre com MODERAÇÃO”, lembrou a profissional.

Curtir as festas de fim de ano com moderação é a chave para garantir momentos memoráveis com as pessoas especiais da sua vida. Aproveite as festividades e evite as consequências indesejadas do excesso de bebida.

Confira:

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Fonte: bnews.com.br

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