Um terço dos brasileiros acredita que houve fraude nas eleições de 2022, aponta pesquisa

0
40

Pesquisa registrou aumento no percentual de pessoas que acreditam em fraude eleitoral

Pesquisa feita pela Quaest aponta que 32% da população brasileira – um terço – acredita que houve fraude nas eleições presidenciais de 2022. O percentual é maior do que uma edição anterior do levantamento, realizado há um ano. As informações são da coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles.

De acordo com a pesquisa, houve redução na avaliação de que as eleições foram limpas e justas. Na edição realizada em 2022, esse percentual era de 64%. Hoje, ele é de 60%.

Entre as regiões do país, a Centro-Oeste foi a única a não registrar queda na confiança. O Sul, por sua vez, foi quem mais registrou: de 61% para 51% no índice de confiança. O aumento na desconfiança de que houve fraude subiu de 33% para 40%.

Houve aumento da desconfiança até mesmo entre eleitores do presidente Lula (PT) no segundo turno: de 2% para 5%, acima da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), o número foi de 63% para 72%.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 2.012 pessoas de forma presencial entre os dias 14 e 18 de dezembrro. O nível de confiança, considerada a margem de erro, é de 95%.

Fonte: bnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here