Brasil registra recorde de mortes por dengue em 2023

0
134

Com aumento das mortes por dengue, Ministério da Saúde intensifica ações preventivas

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (27) informam que o Brasil bateu recorde de mortes por dengue em 2023. Foram 1.079 mortes pela doença, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). As informações são da Agência Brasil.

Em 2022, o número de óbitos foi ainda maior, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

Em nota, a pasta informou que, com a previsão de aumento de casos, cerca de 11,7 mil profissionais de saúde foram capacitados em 2023 para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

“O Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão das doenças. Para evitar o agravamento dos casos, a população deve buscar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sintomas”, informa a nota.

Na última quinta-feira (21) a pasta informou que a vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala neste primeiro momento.

O Ministério informou que a vacinação desse primeiro lote será focada em regiões e públicos prioritários, prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Fonte: bnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here