Anticoncepcional masculino: primeira pílula sem hormônios começa a ser testada em humanos

0
158

Desenvolvimento promissor pode oferecer contraceptivo masculino livre de efeitos colaterais hormonais

Na última semana, tiveram início os primeiros testes em humanos do YCT-529, uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios. A informação é do portal Globo.

A pílula  atingiu a Fase I dos testes clínicos após apresentar resultados promissores em estudos pré-clínicos com ratos. Ao contrário das opções anteriores, predominantemente hormonais, o YCT-529 emerge como uma promissora alternativa, oferecendo uma solução contraceptiva mais atraente para os homens.

O mundo está pronto para um agente contraceptivo masculino e entregar um que seja livre de hormônios é simplesmente a coisa certa a fazer, dado o que sabemos sobre os efeitos colaterais que as mulheres têm sofrido durante décadas com a pílula”, destacou Gunda Georg, que lidera o desenvolvimento da nova pílula.

A pílula opera inibindo uma proteína crucial na formação do esperma, prometendo reduzir os efeitos colaterais desagradáveis associados a intervenções hormonais, como alterações de humor e acne. 

Com resultados impressionantes nos estudos pré-clínicos, onde a pílula demonstrou reduzir drasticamente a contagem de espermatozoides e prevenir a gravidez com 99% de eficácia, os pesquisadores agora buscam replicar esses sucessos nos testes clínicos em humanos, visando uma opção contraceptiva revolucionária e livre de hormônios.

Fonte: bnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here